Clique nas imagens para ampliar
Com a crescente demanda por equipamentos mais robustos, duradouros e que apresentem menos manutenção, alguns segmentos da indústria já não eram atendidos pelas peças fabricadas em borracha. Com isso muitas dessas peças migraram para o poliuretano, por características diferenciadas em resistência a cargas elevadas e resistência à fadiga muito superior a da borracha.
As buchas de poliuretano são uma consequência dessa mudança, aplicadas pelos mantenedores com criatividade, em diversas formas. Um exemplo da versatilidade das buchas de poliuretano é que elas são utilizadas até nos veículos de passeio que utilizamos no dia a dia, substituindo peças como coxins e buchas da suspensão.
Algumas características marcantes do poliuretano são também apresentadas nas buchas:
É possível fabricar buchas de poliuretano muito macias (20 Shore A) onde se necessita uma flexibilidade elevada, e buchas muito rígidas (70 Shore D), onde as grandes cargas são uma exigência.
As buchas de poliuretano podem ser fabricadas em qualquer cor, independente de suas outras propriedades.
Podemos variar a formulação do poliuretano para destacar mais ou menos uma propriedade, como resiliência (devolver a energia aplicada para deformar o poliuretano ao meio ou transforma-la em calor), deformação e flexibilidade.
A usinabilidade das buchas de poliuretano DICAST permite realizar adaptações para novas aplicações, com um custo muito baixo e resultados excelentes.
Aplicações de sucesso das buchas de poliuretano DICAST:
Utilizadas como suportes para equipamentos, conhecidos também como Vibra-stop ®, apresentam bons resultados no isolamento da vibração, seja ela gerada pelo meio ou pelo equipamento sobre os suportes.
Podem ser utilizadas como batentes ou molas, em estampos, por exemplo, onde apresentam uma flexibilidade e resistência à fadiga superior as molas de aço.
Vantagens na utilização das Buchas de poliuretano DICAST:
Diferente de buchas de borracha, podemos fabricar pequenas quantidades de peças, pois os custos de desenvolvimento e de moldes são inferiores devido ao processo de fabricação.
Podem ser fabricadas aderidas a metais ou outros polímeros. A adesão chega a ser mais forte que o próprio poliuretano!
Algumas formulações podem ser utilizadas até para o manuseio de alimentos, sem apresentar nenhum risco, de acordo com a FDA (Food and Drug Administration, o órgão responsável por esses tipos de testes nos EUA).
Além das propriedades mecânicas superiores se comparadas com borrachas e outros polímeros, as buchas de poliuretano também apresentam propriedades químicas, como resistência a óleos, solventes, e também a condições ambientais, como umidade, ao ozônio e ao oxigênio.
Também vale ressaltar que as buchas em poliuretano DICAST podem ser fabricadas a partir de desenho ou amostra. Analisando a aplicação, a deformação e a durabilidade esperada, dimensionamos sua peça para obter o melhor produto possível. Consulte-nos!
Para saber mais sobre Buchas de poliuretano
Ligue para (11) 4706-1213 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!